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Agenda da semana - Thoni & Gi

E aí, gente bonita? Vamos pra balada? Segue o que temos confirmado por enquanto para bombar neste mês de agosto! E o fim de semana começa ...

terça-feira, 3 de maio de 2016

Equipamento pessoal - mesa de som - regulagem do canal balanceado

Senhoras, senhores e rapaziada em geral, o meu mais mavioso "salve!". Continuando nossa saga de como ligar os equipamentos direitinho, vamos entender como funciona, em detalhes, uma mesa de som.


A primeira coisa que você deve saber antes de comprar uma mesa de som é de quantos CANAIS você precisa. Canal é a parte da mesa em que ligamos e regulamos cada instrumento ou microfone. Então, o número de canais necessários será igual ao número de vocais (microfones) mais o de instrumentos utilizados. Por exemplo: se você tem uma dupla que utiliza dois microfones, um violão e um cajón, você precisa de uma mesa de, no mínimo, 4 canais. Se você faz voz e violão, apenas 2 canais são necessários. Há muitas marcas e modelos no mercado, de 2, 4 ou muito mais canais.
Esta, por exemplo, é uma mesa com dois canais balanceados (o dos 3 furinhos, lembra?) e quatro canais P10


E essa belezinha aqui tem singelos 22 canais! Excelente para casas que comportam banda e formações maiores, mas, para equipamento pessoal de voz e violão, é um exagero! Essa foto veio só pra mostrar mesmo a variedade dos tipos e modelos de mesa de som.


Vou usar como exemplo a minha velha companheira Behringer Xenyx 1202 fx, com quem eu e minha turminha do barulho aprontamos altas confusões:
Ela possui 4 canais balanceados, que também têm entrada P10,

 


Também tem mais 8 canais bal/ unbal (já vamos explicar que diabo é isso)


Saídas para as caixas de som/ fones de ouvido


E um monte de botõezinhos legais que controlam tudo isso!!






Vamos entender, primeiro, como funciona o canal balanceado:

1- Entrada balanceada: como você viu no post anterior, entrada para cabos canon balanceados (microfone) ou canon macho/ P10 (instrumentos). Proporciona mais ganho e qualidade.

2- Entrada P10: para cabos canon fêmea/ P10 ou P10 (como você também viu no post anterior, deve ser sua segunda opção)

3- Trim: em algumas mesas, aparece com o nome "gain". Funciona como um volume extra - especialmente se você está usando a entrada P10, que tem menos volume.


Então, é em uma destas entradas que você vai ligar seu microfone ou instrumento. Tecnicamente, é possível usar, ao mesmo tempo, a entrada balanceada e a entrada P10 do mesmo canal, mas você terá apenas uma regulagem para dois instrumentos/ vozes diferentes. Então, realmente, não vale a pena, fique com esta opção somente se todos (absolutamente TODOS) os outros canais estiverem ocupados, certo?


Os botões azuis (4, 5 e 6) são os de equalização, ou seja, vai regular as frequencias de cada canal

4- High: controla os agudos


5- Medium: controla os médios (ah vá!)

6- Low: controla os graves. Ao lado dele há um botãozinho chamado "low cut", que corta as frequencias graves.


A regulagem dessas 3 frequencias tem a ver com o tipo de equipamento, o tamanho do local e o gosto pessoal de cada um. Não existe uma regulagem única. Eu, particularmente, sou adepta do "menos é mais" e costumo usar pouca variação de regulagem, deixo tudo próximo do "flat" (quer dizer, com os botões apontando para o centro. Significa que você não está mexendo naquela frequência). De qualquer forma, seguem algumas dicas para te ajudar a identificar se alguma frequencia está em excesso:

- excesso de agudos: possivelmente, você vai ouvir zumbidinhos agudos, como um mosquito. Pode dar a impressão de que está faltando "peso" no som;

- excesso de médios: você terá a impressão de um som nasalado, especialmente na voz. Vai parecer que você está resfriado;

- excesso de graves: dá a impressão de que você não consegue distinguir os instrumentos e vozes, fica tudo embolado.

Porém, a melhor forma de achar o que é melhor para o seu som é o bom e velho método de "tentativa e erro". Teste cada equalização para treinar o seu ouvido, assim você vai aprendendo a identificar o "tempero" exato entre graves, médios e agudos para o seu som ficar bacana.



Voltando para a lista dos botõezinhos!

7- FX: vai regular a quantidade de efeito no microfone ou instrumento ligado neste canal.

Legal. Mas o que é "efeito"?


                                                       Excelente pergunta, meu jovem!


Fazendo uma comparação bem esdrúxula, é como os filtros do Instagram, que modificam sutilmente as cores de uma foto. Os efeitos da mesa farão a mesma coisa com o som: acrescentamos eco (delay), reverb (sabe quando você fala em uma sala vazia e tem a impressão de que o som se modifica? Isso é o reverb - ou seja, a reverberação que o som tem quando se espalha em um ambiente) e vários outros.

Para controlar a parte do efeito, usamos dois botões na lateral da mesa:






O botão cinza (FX, em inglês lemos "eféx" - effects, efeitos, hein? hein? hein?) regula qual tipo de efeito será usado de acordo com o número que aparece no visor acima (desligado...). Você deve girá-lo até chegar o número do efeito desejado, então aperte-o para selecionar.

O botão vermelho (FX to main) vai determinar a intensidade geral desse efeito, que poderá ser regulada de forma individual para cada canal no botãozinho vermelho de cada um. No caso, o nosso número 7.



Voltando lá na nossa figura, temos o complexo botão 8 que é o PAN. Funciona da seguinte forma:

- Se ele está girado totalmente para o lado esquerdo: o som do instrumento ou microfone ligados naquele canal sairão APENAS na caixa contectada à saída L (de "left", esquerda) da mesa.

O som do canal sairá apenas nas caixas de som ligadas nesta saída





- o mesmo vale para o lado oposto: se ele estiver virado todo para a direita, o som sairá apenas nas caixas de som plugadas na saída R (de "right", direita)


- e, para o som sair com o mesmo volume nas caixas plugadas em ambas as saídas, é só deixar o botão apontando para o meio. Falaremos mais dele na explicação de como ligar a mesa na caixa de som.


E, para terminar, o botão 9 que é o de VOLUME: quando está totalmente virado para a esquerda, o volume é zero e vai aumentando, gradativamente, conforme você o gira para a direita.

Dica FUNDAMENTAL: antes de plugar ou desplugar seu microfone ou instrumento, coloque o volume no ZERO. Isso vai evitar aquele "puft" desagradável (muitas vezes altíssimo). Lembre-se de verificar também se o trim (botão 3) está numa regulagem baixa (ou seja, voltado para a esquerda).

Quando o volume do instrumento está alto demais, ele acaba emitindo algum "zumbido". Se é o microfone que está ligado alto demais ocorrem as famosas "microfonias", que é aquele som alto e agudo que parece um apito (ou um "falsete" da Mc Melody).



Nossa, quanta cultura!! No próximo post, último da série: os canais bal/unbal e como ligar a mesa na caixa de som.


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